Colégio Nossa Senhora das Graças

Solar Nossa Senhora das Graças

Vista Aérea

Contas 2017

Informações

contas 2017

A Instituição

O Colégio de Nossa Senhora das Graças está situado na freguesia de S. Jerónimo de Real, na cidade de Braga, e é propriedade da Congregação Religiosa das Servas Franciscanas de Nossa Senhora das Graças.

Está registado na Direcção Geral da Segurança Social e no livro das Associações de Solidariedade Social, como Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.), desde 6 de Agosto de 1981.

Como Estabelecimento de ensino, foi reconhecido pelo Ministério da Educação, em Outubro de 1981 com o alvará nº 2306. Cumpre todas as exigências legais e todas as recomendações do ministério da Educação, e mantém acordos com a DREN.

Nasceu de um sonho de uma religiosa, a Irmã Maria das Graças Rosa e do esforço, do trabalho e dedicação de um sacerdote Franciscano, Frei António Pedro da Anunciação (O.F.M.).
 
Em trinta anos de esforço contínuo, construíram as Irmãs toda a diversidade de instalações actual.
- O Colégio (creche, pré-escolar, A.T.L., 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) dispõe de espaços muito diferenciados, todos construídos de raiz nos terrenos da antiga exploração agrícola, e pensados para responder às diferentes necessidades dos sucessivos graus de ensino.
- Centro de Dia, Mini-lar e apoio domiciliário, para apoio a idosos e doentes, que não fazendo, como é óbvio, parte da "dimensão pedagógica" da instituição, acabam por integrar de certa forma uma "dimensão educativa": os espaços físicos são completamente autónomos, mas contíguos – o que permite um muito saudável contacto entre as crianças e alguns idosos, que resulta por vezes em partilha de histórias de vida e de experiências de "adopção" mútua, extremamente enriquecedoras para estas gerações tão diferentes, e hoje tão afastadas pelo progressivo desaparecimento das famílias alargadas.
- E ainda um lar de jovens, que acolhe, protege e educa meninas privadas de meio familiar normal ou economicamente carenciadas, dispõe de quartos de uma, duas ou três camas, sala de convívio, salas de estudo, biblioteca, etc.

Valores educativos a transmitir a cada criança:
1º Amar a Deus e saber-se por ele amado, vivendo por isso na alegria;
2º Amar todos os Homens como irmãos, vivendo por isso na paz;
3º Amar todas as criaturas de natureza, vivendo por isso no equilibrio;
4º Amar-se a si mesmo, vivendo por isso na serenidade.

o nosso maior objectivo é fazer do nosso colégio um jardim; De cada criança, uma flor; De cada pessoa que connosco contacte, uma "Plantinha de Deus"...

 

Frei António Pedro da Anunciação

Rev. P.e Frei António Pedro da Anunciação nasceu em Lisboa, a 14-02-1922 e deu entrada no Colégio de Montariol (Braga) em 1932. Professou solenemente na Ordem dos Frades Menores em 1943, e foi ordenado em 1944. Sacerdote inteligentíssimo, licenciou-se em Salamanca (Espanha) em 1947. Foi Professor no Seminário da Luz (Lisboa). Mas a obra da sua vida é a Fundação das Servas Franciscanas de Nossa Senhora das Graças, Congregação a que devotou todos os seus trabalhos e energia. Impulsionador de toda a obra social (Colégio de Nossa Senhora das Graças), foi também sempre o seu guia espiritual, tendo deixado por legado um carisma único de serviço e dedicação aos irmãos carenciados.

Assistente Religioso do Instituto da Sãozinha (Abrigada-Alenquer) em 1970. Viria ainda a ser nomeado Postulador da causa de Beatificação da Serva de Deus Maria da Conceição Pimentel (Sãozinha), em 1991. Simultaneamente, desempenhou sempre as suas funções de Juiz no Tribunal Eclesiástico de Braga, sendo por todos reconhecido o seu profundo saber, força e determinação. Mesmo assim manteve-se o Frei António Pedro da Anunciação, aquilo que sempre fora: um homem simples, alegre, dedicado e generoso, vivendo cada momento da sua vida para o ideal Franciscano, Magistralmente condensado na expressão “Paz e Bem”!

Configurado com Cristo na sua vida de Sacerdote, com ele foi configurado na morte no dia 11-08-2000.

Casa do Porto

 

Casa de Fátima